Feliz Aniversário, Ivan!

Dia 16 de junho, dois dias atrás, o meu guru e professor particular de harmonia, Ivan Lins, completou 65 anos!

Ele é uma espécie de figura paterna musical pra mim. Aprendi a gostar de música ouvindo os LPs dele com meu pai. No começo da adolescência fui estudar piano e, sem perceber, já estava tentando tirar as músicas de harmonias intrincadas e melodias singelas dele.

Lá pelos vinte anos, o Ivan gravou a obra do Noel Rosa e me fez descobrir esse ilustre desconhecido chamado samba. E a paixão foi tão cega que essa ponte me levou ao samba de raiz e ao partido alto.

Foi quando me forcei a deixar o Ivan de lado. Eu já tinha traços portugueses como ele, usava as harmonias dele no meu campo harmônico pessoal, e ainda tinha todos os seus maneirismos vocais! Já era um cover involuntário do meu professor de harmonia que nunca me deu aula pessoalmente.

E como um filho age com seu pai, deixei minha parentela pra buscar minha identidade de macho alfa. Mergulhei no rock britânico, no samba, no partido alto, na música pernambucana, na música latina, e descobri um mundo todo novo.

E hoje, mesmo sendo "eu", uma misturança de músicas e culturas, volta e meia percebo nas músicas que componho um traço dos meus pais musicais: Ivan Lins e Noel Rosa.

Como homenagem, publico aqui um poema (ou seria letra de música) feito pelo filho dele, meu xará Claudio Lins.



[oração] Deus, espero mesmo que vossa divindade prolongue o tempo do Ivan nesse ônibus da vida. Já basta o tanto de sertanejo universitário que se comete hoje em dia. O mundo precisa da música do Ivan pra ser um lugar melhor. Em nome do pai, do filho e do espírito, amém! [/oração]

.

0 comentários: